Modos de serviço do OBD-II
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($01) Exibir dados atuais
Use este modo para visualizar PIDs de trens de força atuais. Esses dados são exibidos sem qualquer modificação quando transmitidos pelos módulos. O corpo principal da tela tem duas colunas: a coluna esquerda é uma descrição do PID, e a coluna da direita é o valor e o estado. As operações e opções de visualização são as mesmas que as da função do Scanner.
Os códigos do OBD-II/EOBD têm prioridade de acordo com a gravidade da emissão. A prioridade do código determina se a MIL acenderá ou não e o procedimento de apagamento do código. As classificações de prioridade variam de acordo com fabricantes e modelos de veículos.
Crie uma lista de PIDs personalizados para aumentar o tempo de resposta/taxa de atualização de exibição dos PIDs exibidos.
Exibição de dados atuais
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($02) Exibir dados da captura de tela
Dados de uma captura de tela fornecem um “snapshot” de PIDs importantes na hora aproximada em que o DTC foi definido.
Esse modo é usado para exibir dados de capturas de tela de qualquer Código de Problema de Diagnóstico (DTC) armazenado que seja relacionado a emissões. Na maioria dos casos, a captura de tela armazenada é o último DTC ocorrido. DTCs que têm maior impacto sobre as emissões dos veículos, têm prioridade mais alta. Nesses casos. o DTC de maior prioridade é aquele cujos registros de capturas de tela são retidos.
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($03) Exibir códigos de problemas
Esse modo exibe DTCs armazenados que são relacionados a emissões. A exibição é semelhante à exibição do código de funções do Scanner, mas a lista não inclui DTCs aprimorados.
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($04) Apagar dados relacionados a emissões
Apagar códigos apaga todos os dados armazenados, incluindo qualquer informação de códigos e captura de tela aprimoradas.
Esse modo é usado para apagar todos os dados de diagnóstico relacionados a emissões, por exemplo, DTCs, dados de capturas de tela e resultados de testes do monitor. Ele também redefine os monitores para o status “Dispositivo não está pronto” e desliga a MIL.
| 1. | No menu, selecione Apagar dados relativos a emissões. |
Uma mensagem de confirmação é exibida para ajudar a evitar perda de dados importantes.
Mensagem de confirmação de exclusão de códigos
| 2. | Continue a partir da mensagem de confirmação. |
A tela é atualizada várias vezes à medida que a memória é limpa. Em seguida, aparece uma mensagem “Os dados foram apagados”.
| 3. | Selecione Continuar para retornar ao menu Selecionar serviço. |
Essa opção abre um submenu de serviços para exibir parâmetros e resultados de testes de vários sensores, resultados de testes de monitores e um registro das condições de configuração de DTCs detectados durante o último ciclo de condução. O submenu inclui:
($05) Monitoramento do sensor de oxigênio
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($05) Monitoramento do sensor de oxigênio
Essa opção fornece resultados de testes para verificação da integridade dos sensores de oxigênio para veículos que não sejam do sistema CAN Bus. Faça uma seleção para exibir todos os parâmetros do sensor de oxigênio relacionado para o teste específico. A identificação do teste (ID) é exibida no topo da lista de dados. Normalmente, esse modo não fica disponível durante o teste de um veículo equipado com CANB Bus, uma vez que os dados aplicáveis são fornecidos no Modo $06.
($06) Sistemas monitorados de bordo
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($06, 07) Exibir parâm./result. de testes > ($06) Sistemas monitorados de bordo
Esse modo fornece resultados de teste de sistema monitorado. Os dados disponíveis são para sistemas e componentes específicos que o sistema de diagnóstico de bordo monitora continuamente, por exemplo, falhas de ignição, ou não continuamente, por exemplo o sistema do catalisador. As informações do Modo $06 podem variar de acordo com a marca/modelo/ano e podem precisar de dados do OEM para poder interpretar os resultados.
Para veículos equipados com CAN BUS, os OEMs geralmente definem os diferentes resultados de testes usando números de IDs de Monitores (MID) (por exemplo, MID $39, $A2) e IDs de Componentes (CID). Cada MID e CID pode gerar valores de resultados de testes e limites de falhas que podem ajudar a identificar qual monitor falhou e validar o reparo após a conclusão.
Para veículos equipados antes do sistema CAN BUS, os OEMs geralmente definiam os diferentes resultados de testes usando números de IDs de Testes (TID) e IDs de Componentes (CID). Esses IDs eram usados da mesma maneira que a descrita acima para veículos com CAN Bus.
($07) DTCs detectados durante a última direção
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($06, 07) Exibir parâm./result. de testes > ($07) DTCs detectados durante a última direção
Esse modo é geralmente conhecido como "Códigos pendentes". O Modo $07 fornece um registro de DTCs pendentes que foram definidos durante o último ciclo de condução concluído. DTCs pendentes também são chamados de códigos de “duas viagens”, em que, no início do mau funcionamento, o módulo armazena o código, mas não liga a MIL. A MIL só será ligada se o mau funcionamento ocorrer novamente. Nesse caso, o código será armazenado na lista do Modo $03. Isso pode ser útil durante a verificação de um reparo, confirmando os resultados após um ciclo de condução.
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($08) Solicitar controle do sistema de bordo
Este modo fornece controle bidirecional de componentes aplicáveis relacionados a emissões. Quando compatível, isso normalmente permite que a ferramenta de diagnóstico controle a operação do respiradouro do sistema de controle de evaporação (EVAP) e das solenoides de purga.
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($09) Ler identificação do veículo
Este modo fornece informações específicas do veículo encontradas nos módulos aplicáveis relativos a emissões, por exemplo, o Número de Identificação do Veículo (VIN) e os Números de Calibração e Verificação (CVN) dos módulos. Selecione um item de menu para recuperar as informações. Essas informações podem ser úteis quando é necessário fazer uma nova programação e ao verificar se os módulos correspondem ao VIN real do veículo e se a versão da calibração é atual.
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($09) Rastreamento de desempenho em uso
Esta opção exibe os dados de “Rastreamento de desempenho em uso”. É um registro do número de vezes que cada um dos testes de monitoramento foi concluído.
Na tela inicial, selecione
OBD-II/EOBD > OBD Direct > Diagnóstico de OBD > Comunicação de partida > ($0A) Exibir códigos de problemas permanentes
O Modo 10 exibe um registro de qualquer código “permanente”. Um DTC de status permanente estava grave o suficiente para acender a MIL em algum ponto, mas a MIL pode não estar acesa no momento presente.
Se a MIL estava apagada porque códigos foram apagados ou porque as condições de definição não se repetiram após um número especificado de ciclos de condução, um registro do DTC é retido pelo ECM. Os códigos com status permanentes são apagados automaticamente após reparos, e o módulo conclui o procedimento de teste do monitor com êxito. Os critérios para um teste bem-sucedido do monitor podem incluir a conclusão de vários corretos de condução ou um padrão de um condução universal. Consulte as informações dos serviços do OEM para saber detalhes.